Pular para o conteúdo principal

Google = Skynet... 2.. pensando

Creio que estejamos vivendo um momento similar ao que vivemos na II GM, quando os alemaes criaram os misseis V2...

Google não comprou apenas a Boston Mechanics, mas, sim, tem feito compras sistematicas de empresas que lidam com robotica sob diversos aspectos: do equilibrio, a expressao facial, a similaridade humana, a identificacao de emocoes, etc...

Google está juntando todos estes pedacos, aos poucos...

O aspecto do afastamento do comando de matar e do resultado é algo que nossa especie persegue ha muitissimo tempo, a comecar pelas simples pedras e catapultas.

Do ponto-de-vista da morte dolorosa, sofrida, das mutilacoes, etc... o combate corpo-a-corpo é pior... E, detalhe, tambem nao era feito por quem mandava. A divisao entre trabalho intelectual e manual da-se nos combates tambem (e principalmente, talvez).

A questao é economica e politica, é claro: quem tem acesso a este tipo de tecnologia de combate/controle ? Para que ? Quem sofre ? Etc...

O que me chama a atencao neste caso é que a empresa que hoje está investindo nessa fronteira é uma organizacao que controla boa parte das informacoes digitais e seus fluxos no mundo todo. Antes, quem lidava com tecnologia de matanca eram especialistas nisso, outros cuidavam da inteligencia (informacao).

O que Google está fazendo é juntar inteligencia e tecnologia de matanca num lugar só, ou seja, uma só organizacao consegue identificar alvos (ou nao alvos) e ter a tecnologia para elimina-los (ou pressiona-los, como minimo).

No dia em que nossos softwares de I.A. forem bons o suficiente para tomarem decisoes autonomas mais complexas do que atualmente o fazem, maquinas decidirao, mesmo que operacionalmente, o que significa, neste caso, quem vive e quem morre. Esse é o elo que ainda não existe, mas deve estar sendo forjado em algum lugar, por algum bando de pessoas geniais que acham que tecnica é algo neutro.

Comentários

  1. Existe possibilidade de se organizar um contra sistema, a inteligência cooperativa é uma alternativa a ser construída, pode ser uma articulação tipo Wikileaks e Linux, usando os dados abertos e mobilizando a sociedade com letramento informacional e universalidade de acesso ao 4G.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Monopólio... Monopólio de vidas artificiais...

Eis três bons materiais para assistir com calma. Depois, pensar e, quiçá, agir. 1) O mundo segundo a Monsanto.   Noventa por cento da vida transgênica pertence à Monsanto, inclusive boa parte de nossa soja.... Soja ajuda a destruir o Cerrado e a Floresta Amazônica:  http://www.youtube.com/watch?v=gE_yIfkR88M 2)   A luta contra os agrotóxicos e transgênicos: impactos e perspectivas:   http://www.youtube.com/watch?v=gz9hfTagO7M 3) Resistência ao Transgênico, no Paraná :  http://www.mst.org.br/node/15676 4)  É possível pensar em mudança paradigmática na economia ?  :    http://www.youtube.com/watch?v=hGxG5DZjJfs

MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL: INDO UM POUCO ALÉM DO CURTO PRAZO

Fevereiro de 2014      Como era de se esperar, o programa “Mais médicos” virou arma no embate eleitoral de 2014, tanto para a situação, quanto para a oposição.      Do lado oposicionista, vemos representantes da oligarquia e do latifúndio defenderem com afinco, do dia para noite, os “sagrados direitos trabalhistas”. Paradoxos só possíveis quando estão em jogo os corações e mentes que votam. O médico, latifundiário e deputado federal Ronaldo Caiado, um dos fundadores da União Democrática Ruralista (organização que combate a Reforma Agrária) e a dissidente Cubana Ramona Rodriguez. Vivemos o que outros países vivem em Olimpíadas, quando atletas Cubanos resolvem fugir do regime de partido único.      Por outro lado, parte da imprensa nacional afirmou que o objetivo da dissidente é ir para Miami, onde poderá adquirir e exercer os direitos trabalhistas dos EUA, que são um dos maiores causadores do atraso econô...