Pular para o conteúdo principal

Crescimento da economia chinesa é o menor desde o fim da década de 1990 !

Ou melhor seria dizer: apesar da crise mundial, originada nos EUA e Europa, a economia chinesa cresceu 7,7 %  ?

Os irmãos Bucaresky (Ivo e André) velhos amigos do movimento estudantil, ambos economistas formados na UFRJ, certa vez me alertaram:  Entre economistas não há unanimidade; divergimos entre nós o tempo todo; assim, pelo menos um está certo. Desta forma, "a economia" está sempre certa e alguns economistas sempre errados.

Uma forma mais elegante e sofisticada de abordar a questão, pode ser vista no texto "How did economists get it so wrong ?", de Paul Krugman, publicado em 2009.

Pois é... a economia Chinesa cresceu "apenas" 7,7% em 2013, o menor crescimento registrado desde o final da década de 1990.

Outra forma de dizer a mesma coisa seria afirmar: apesar da crise mundial, originada (e mantida por) nos EUA e Europa, a economia chinesa cresceu 7,7 % .

Entre os economistas que acertaram em suas previsões sobre o crescimento Chinês, foram os profissionais do Fundo Monetário Internacional. Entre os que erraram, encontram-se aqueles do próprio governo chinês e "analistas" de mercado, aqueles que informam/conformam o mercado de apostas financeiras mundial.

No cenário traçado pelo FMI, que pode ser visto nos mapas abaixo, que retirei do "World Economic Outlook. Transitions and tensions", publicado em Outubro de 2013, em minha humilde opinião, se crescermos algo próximo a 2% ou 2,5% em 2013, está ótimo.

O pessoal do Ministério da Fazenda, valendo-se dos dados do FMI, elaboraram um mapa sobre a perspectiva dos países do G20 em relação a seus respectivos Superávits primários, abaixo.




O mar não está para peixe, ainda mais os indivíduos ou cardumes que insistem em seguir nadando no sentido da Europa e EUA.

Eis os mapas com as previsões. Interessante perceber os efeitos diferenciais de políticas fiscais (expansionistas ou restritivas) e as alianças político-comerciais estabelecidas nos últimos anos.

Divirtam-se !


Previsão crescimento econômico para 2013 – América do Norte






Previsão crescimento econômico para 2013 – Europa







Previsão crescimento econômico para 2013 – Ásia / Oceania





Previsão crescimento econômico para 2013 – América Latina






Previsão crescimento econômico para 2013 – Comunidade de Estados Independentes (ex-URSS e outros)



Previsão crescimento econômico para 2013 – Norte da África, Oriente médio.. (Grandes produtores de petróleo e vizinhos)




Previsão crescimento econômico para 2013 – Sul da África (sub-saariana)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monopólio... Monopólio de vidas artificiais...

Eis três bons materiais para assistir com calma. Depois, pensar e, quiçá, agir. 1) O mundo segundo a Monsanto.   Noventa por cento da vida transgênica pertence à Monsanto, inclusive boa parte de nossa soja.... Soja ajuda a destruir o Cerrado e a Floresta Amazônica:  http://www.youtube.com/watch?v=gE_yIfkR88M 2)   A luta contra os agrotóxicos e transgênicos: impactos e perspectivas:   http://www.youtube.com/watch?v=gz9hfTagO7M 3) Resistência ao Transgênico, no Paraná :  http://www.mst.org.br/node/15676 4)  É possível pensar em mudança paradigmática na economia ?  :    http://www.youtube.com/watch?v=hGxG5DZjJfs

LIBERDADE ECONÔMICA E O BRASIL – UM DEBATE NECESSÁRIO

LIBERDADE ECONÔMICA E O BRASIL – UM DEBATE NECESSÁRIO Contexto                                  A segunda década do século XXI está terminando. Felizmente a crise crônica da Nova República está obrigando parte de nossa sociedade retomar questões da Reforma Protestante e do Iluminismo. De forma difusa, descentralizada, com intensidades e profundidades diversas, questões sobre o indivíduo, o coletivo, a liberdade, a violência estatal, limites para a ação estatal, a imoralidade do enriquecer (ser economicamente bem sucedido) entre tantas outras questões fundamentais sobre o mal estar na civilização estão voltando ao centro das formulações. Antes tarde do que nunca.                 Infelizmente para milhões de pessoas que estão na base e no meio da pirâmide sócio-econômica este momen...