Pular para o conteúdo principal

Trinta anos sem Foucault - terceiro elogio

Foucault estudou os mecanismos pelos quais a sociedade moderna disciplina seus membros, tornando-os dóceis, previsíveis. Conhecer sistematicamente, contar, distribuir, modas, médias, concentrar, dispersar.

Uma sociedade disciplinar que desenvolveu-se tão rapidamente quanto permitiram os Estados, cujos homens e mulheres que o personificam e operam foram e são um dos beneficiários.

Do disciplinamento ao controle, uma transformação importante. Controle que ganha em justificativa tecnocrática racional quando o planejamento torna-se estratégia política, biológica e geopolítica, por vezes rotulada como bem-estar.

Em paralelo o uso intensivo e extensivo de mecanismos informatizados de coleta e administração de dados das pessoas, aumentam o controle também por parte da iniciativa privada: onde você está, o que você compra, quanto gasta, preferências, gostos, aparências, necessidade de parecer socialmente aceito, entre outras variáveis.

Deleuze apontou essa transformação. Não somente ele, é claro.


Neste terceiro elogio, apresento-lhes um vídeo onde Deleuze, entre outras coisas, aborda a questão da sociedade de controle.

 Deleuze - O Ato de Criação: https://www.youtube.com/watch?v=VNKo53tUKb4




Deleuze e Foucault em primeiro plano. Ao fundo, J.P.Sartre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monopólio... Monopólio de vidas artificiais...

Eis três bons materiais para assistir com calma. Depois, pensar e, quiçá, agir. 1) O mundo segundo a Monsanto.   Noventa por cento da vida transgênica pertence à Monsanto, inclusive boa parte de nossa soja.... Soja ajuda a destruir o Cerrado e a Floresta Amazônica:  http://www.youtube.com/watch?v=gE_yIfkR88M 2)   A luta contra os agrotóxicos e transgênicos: impactos e perspectivas:   http://www.youtube.com/watch?v=gz9hfTagO7M 3) Resistência ao Transgênico, no Paraná :  http://www.mst.org.br/node/15676 4)  É possível pensar em mudança paradigmática na economia ?  :    http://www.youtube.com/watch?v=hGxG5DZjJfs

LIBERDADE ECONÔMICA E O BRASIL – UM DEBATE NECESSÁRIO

LIBERDADE ECONÔMICA E O BRASIL – UM DEBATE NECESSÁRIO Contexto                                  A segunda década do século XXI está terminando. Felizmente a crise crônica da Nova República está obrigando parte de nossa sociedade retomar questões da Reforma Protestante e do Iluminismo. De forma difusa, descentralizada, com intensidades e profundidades diversas, questões sobre o indivíduo, o coletivo, a liberdade, a violência estatal, limites para a ação estatal, a imoralidade do enriquecer (ser economicamente bem sucedido) entre tantas outras questões fundamentais sobre o mal estar na civilização estão voltando ao centro das formulações. Antes tarde do que nunca.                 Infelizmente para milhões de pessoas que estão na base e no meio da pirâmide sócio-econômica este momen...