Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO, MELHORES EMPREGOS, MAIOR PRODUTIVIDADE MÉDIA, MAIS RENDA

Há alguns (talvez muitos) anos atrás, estudando Psicologia na UERJ e sendo membro do C.A. e do DCE, havia uma grande polêmica com o MEC governado por Paulo Renato. Governo FHC.

Centralmente, havia uma discussão sobre o modelo dos "Tigres Asiáticos" (os subservientes aplicadores do "neoliberalismo"), que tinham optado explicitamente por priorizar e fortalecer durante um período de tempo, os investimentos no ensino no campo das "exatas", em particular do campo aplicado, das engenharias (mecânica e elétrica, no caso).


Na UERJ, à época, as áreas de humanas e sociais formavam muita gente boa em discutir Freud, Marx, Deleuze, Foucault, Vigotsky, Leontiev, etc. Eu estava entre eles e contra o modelo Asiático, contra o "neo-liberalismo".


Há algum tempo penso que minha leitura da realidade, à época, estava errada ao negar o modelo dos "tigres", em favor do pensamento "crítico". O tal pensamento "crítico", neste contexto, significava, concretamente, um pensamento e práticas desvinculados da realidade econômica. Idealista, portanto.


Bons polemistas marxistas, deleuzianos, foucauldianos, Bakthianos, Vigotskianos, entre tantas correntes "críticas" são importantes, mas ter mais e melhores engenheiros, físicos, químicos, biólogos, geógrafos e geólogos, é muito mais importante para a vida concreta das pessoas e da figura do "estado-nação".


Apesar disso pensar, nunca havia escrito nada. Felizmente, li um texto que expressa consistentemente minha perspectiva atual.

Convido-te a ler o texto "Abertura Já", de Gustavo Franco.




URL: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,abertura-ja,10000003239



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monopólio... Monopólio de vidas artificiais...

Eis três bons materiais para assistir com calma. Depois, pensar e, quiçá, agir. 1) O mundo segundo a Monsanto.   Noventa por cento da vida transgênica pertence à Monsanto, inclusive boa parte de nossa soja.... Soja ajuda a destruir o Cerrado e a Floresta Amazônica:  http://www.youtube.com/watch?v=gE_yIfkR88M 2)   A luta contra os agrotóxicos e transgênicos: impactos e perspectivas:   http://www.youtube.com/watch?v=gz9hfTagO7M 3) Resistência ao Transgênico, no Paraná :  http://www.mst.org.br/node/15676 4)  É possível pensar em mudança paradigmática na economia ?  :    http://www.youtube.com/watch?v=hGxG5DZjJfs

MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL: INDO UM POUCO ALÉM DO CURTO PRAZO

Fevereiro de 2014      Como era de se esperar, o programa “Mais médicos” virou arma no embate eleitoral de 2014, tanto para a situação, quanto para a oposição.      Do lado oposicionista, vemos representantes da oligarquia e do latifúndio defenderem com afinco, do dia para noite, os “sagrados direitos trabalhistas”. Paradoxos só possíveis quando estão em jogo os corações e mentes que votam. O médico, latifundiário e deputado federal Ronaldo Caiado, um dos fundadores da União Democrática Ruralista (organização que combate a Reforma Agrária) e a dissidente Cubana Ramona Rodriguez. Vivemos o que outros países vivem em Olimpíadas, quando atletas Cubanos resolvem fugir do regime de partido único.      Por outro lado, parte da imprensa nacional afirmou que o objetivo da dissidente é ir para Miami, onde poderá adquirir e exercer os direitos trabalhistas dos EUA, que são um dos maiores causadores do atraso econô...