Pular para o conteúdo principal

REFLEXÕES BASEADAS NA MOBILIZAÇÃO DOS CAMINHONEIROS - MAIO 2018

Maio de 2018. Brasil. A economia política em curso há décadas vê-se em um impasse produzido pela paralização do componente “circulação”. A economia real vive duas semanas com os estoques existentes nas empresas e nas famílias.




A mobilização de Maio de 2018 no Brasil permite um sem número de reflexões, pois atingiu o núcleo da Nova República, este pacto entre a Oligarquias, populistas de todos os matizes, tecnocratas estatistas, parte da elite universitária e todo sistema político que vive e sobrevive de gastar os recursos privados (individuais ou organizacionais) expropiados pelo Estado, pelo governo.


As posições aqui explicitadas são resultante destes meus 50 anos de vida e são de minha inteira responsabilidade. Provavelmente não haverá nenhuma novidade, afora o fato dos elementos analíticos estarem totalmente inseridos num contexto de mal estar social que está aumentando e amadurecendo, estando muito mais perceptível, pois mais intenso, desde a época do "Padrão Fifa".

Até fins de Junho pretendo abordar três temas ou emblocamentos de problemas:

a) monopólio estatal do Petrobrás, o fetiche do subsolo, disseminação das pobrezas e concentração das riquezas ;

b) a carga tributária, o Estado/governo como mal necessário, mas um mal a ser contido racional e democraticamente;

c) o pacto político pré-1989 (pré implosão da guerra fria), pré sociedade da informação, ou, a encruzilhada que a "Nova República" levou a sociedade brasileira.

São temas densos, poderiam ser bons livros ou similar, mas aqui serão tratados de modo sintético em estilo crônica inferencial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monopólio... Monopólio de vidas artificiais...

Eis três bons materiais para assistir com calma. Depois, pensar e, quiçá, agir. 1) O mundo segundo a Monsanto.   Noventa por cento da vida transgênica pertence à Monsanto, inclusive boa parte de nossa soja.... Soja ajuda a destruir o Cerrado e a Floresta Amazônica:  http://www.youtube.com/watch?v=gE_yIfkR88M 2)   A luta contra os agrotóxicos e transgênicos: impactos e perspectivas:   http://www.youtube.com/watch?v=gz9hfTagO7M 3) Resistência ao Transgênico, no Paraná :  http://www.mst.org.br/node/15676 4)  É possível pensar em mudança paradigmática na economia ?  :    http://www.youtube.com/watch?v=hGxG5DZjJfs

LIBERDADE ECONÔMICA E O BRASIL – UM DEBATE NECESSÁRIO

LIBERDADE ECONÔMICA E O BRASIL – UM DEBATE NECESSÁRIO Contexto                                  A segunda década do século XXI está terminando. Felizmente a crise crônica da Nova República está obrigando parte de nossa sociedade retomar questões da Reforma Protestante e do Iluminismo. De forma difusa, descentralizada, com intensidades e profundidades diversas, questões sobre o indivíduo, o coletivo, a liberdade, a violência estatal, limites para a ação estatal, a imoralidade do enriquecer (ser economicamente bem sucedido) entre tantas outras questões fundamentais sobre o mal estar na civilização estão voltando ao centro das formulações. Antes tarde do que nunca.                 Infelizmente para milhões de pessoas que estão na base e no meio da pirâmide sócio-econômica este momen...