Pular para o conteúdo principal

Google é impressionante ! Mesmo !

A Stanford University é o local onde eu gostaria de estudar, pois James G. March ainda lá leciona, entre outros excelentes professores. Se ganho na loteria, faço o pós-doc. ;-)


Nos laboratórios de Stanford nasceram a ideia e os códigos que fizeram com que Google se tornasse o que ele é atualmente: algo muito maior e mais complexo do que um mecanismo distribuído de busca textual inteligente.

Atualmente, Google age em muitas frentes na fronteira tecnológica. Eles eram e continuam sendo vanguarda, apesar do tamanho.

Escrevi 2 breves comentários sobre a atuação do Google na área da robótica e inteligência artificial, bem como as iniciativas em relação a conectar/coordenar idéias e experimentos, o que pode fazer com que eles sejam a Skynet (ou seu germe), à moda de "O exterminador do futuro".

Parte significativa da estratégia de manter-se uma organização inovadora e que esteja sempre fazendo provocações, demonstrando seu poderio, é o fato deles investirem em facetas diversas do que é comumente chamado "pesquisa e desenvolvimento".

Financiar a curiosidade de jovens competentes, dando-lhes um ambiente adequado para experimentar: ferramental adequado, possibilidade de experimentar e errar, hora-bunda de tratabalho/estudo como insignificante para a efetividade do processo, mecanismos de colaboração e coordenação, etc. O inverso da maior parte das administrações públicas e privadas, inclusive as nossas.

Obviamente que os investimentos do Google não são feitos em quaisquer projetos fronteiriços, mas naqueles que, de uma forma direta ou indireta ajudem nos negócios, do ponto-de-vista de manter o que está ou criar novos negócios, ou nichos mercadológicos. Lembre-se: o negócio atual do Google é publicidade.

Hoje o diário Folha de São Paulo, publicou uma nota falando sobre o investimento do Google em uma lente de contato para diabéticos: a lente tem um sensor miniaturizado que capta a quantidade de açúcar na lágrima. Elimina-se uma picada de agulha.

Se você quer saber o que Google anda financiando (e que eles falaram, é claro), pode dar uma lida nas listas abaixo. Há coisas muito interessantes para o momento atual e outras que podem vir a ser num futuro próximo.


Algoritmos e teoriashttp://research.google.com/pubs/AlgorithmsandTheory.html

Inteligência artificial e aprendizagem de máquinas: http://research.google.com/pubs/ArtificialIntelligenceandMachineLearning.html

Gestão de dados/informação: http://research.google.com/pubs/DataManagement.html

Prospecção de dados: http://research.google.com/pubs/DataMining.html

Computação e sistemas com funcionamento paralelo e distribuído: http://research.google.com/pubs/DistributedSystemsandParallelComputing.html

Economia e comércio eletrônico: http://research.google.com/pubs/EconomicsandElectronicCommerce.html

Educação inovadora (inovação na educação): http://research.google.com/pubs/EducationInnovation.html 

Ciências, em geral: http://research.google.com/pubs/GeneralScience.html

Hardware e arquitetura: http://research.google.com/pubs/HardwareandArchitecture.html

Interação computador-homem e visualização: http://research.google.com/pubs/Human-ComputerInteractionandVisualization.html

Recuperação (no sentido de obter o que já foi feito) da informação e Web: http://research.google.com/pubs/InformationRetrievalandtheWeb.html

Percepção de máquinas (máquinas que percebem): http://research.google.com/pubs/MachinePerception.html

Tradução automatizada (o que envolve semântica): http://research.google.com/pubs/MachineTranslation.html

Sistemas móveis: http://research.google.com/pubs/MobileSystems.html

Processamento de linguagem natural: http://research.google.com/pubs/NaturalLanguageProcessing.html

Computação em rede: http://research.google.com/pubs/Networking.html

Segurança, criptografia e privacidade: http://research.google.com/pubs/SecurityCryptographyandPrivacy.html

Engenharia de software: http://research.google.com/pubs/SoftwareEngineering.html

Sistemas de software: http://research.google.com/pubs/SoftwareSystems.html

Processamento da fala: http://research.google.com/pubs/SpeechProcessing.html


Gostaria de conhecer o processo de planejamento prospectivo do Google, estar lá para ouvir o que pensam essas pessoas.



Google = Skynet ?


Comentários

  1. Sensacional mesmo! Só quero ver se vc ganhar na loteria se vai frequentar alguma aula por lá :)
    abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Monopólio... Monopólio de vidas artificiais...

Eis três bons materiais para assistir com calma. Depois, pensar e, quiçá, agir. 1) O mundo segundo a Monsanto.   Noventa por cento da vida transgênica pertence à Monsanto, inclusive boa parte de nossa soja.... Soja ajuda a destruir o Cerrado e a Floresta Amazônica:  http://www.youtube.com/watch?v=gE_yIfkR88M 2)   A luta contra os agrotóxicos e transgênicos: impactos e perspectivas:   http://www.youtube.com/watch?v=gz9hfTagO7M 3) Resistência ao Transgênico, no Paraná :  http://www.mst.org.br/node/15676 4)  É possível pensar em mudança paradigmática na economia ?  :    http://www.youtube.com/watch?v=hGxG5DZjJfs

LIBERDADE ECONÔMICA E O BRASIL – UM DEBATE NECESSÁRIO

LIBERDADE ECONÔMICA E O BRASIL – UM DEBATE NECESSÁRIO Contexto                                  A segunda década do século XXI está terminando. Felizmente a crise crônica da Nova República está obrigando parte de nossa sociedade retomar questões da Reforma Protestante e do Iluminismo. De forma difusa, descentralizada, com intensidades e profundidades diversas, questões sobre o indivíduo, o coletivo, a liberdade, a violência estatal, limites para a ação estatal, a imoralidade do enriquecer (ser economicamente bem sucedido) entre tantas outras questões fundamentais sobre o mal estar na civilização estão voltando ao centro das formulações. Antes tarde do que nunca.                 Infelizmente para milhões de pessoas que estão na base e no meio da pirâmide sócio-econômica este momen...