Pular para o conteúdo principal

Depois de morto, Gushiken derrota ‘Veja’

Como expus em outro lugar e momento, penso que o processo eleitoral deste ano - com e apesar da Copa -, será similar a 1989 em termos das intrigas e mentiras.

No entanto, isso não se dá de um momento para o outro. A sociedade brasileira está em acelerado processo de mudança, principalmente nas partes "inferiores" da pirâmide de renda e escolaridade.

Estratégias políticas baseadas no uso instrumental da moral vão amadurecendo ao longo do tempo.

Nesse mês, o falecido Gushiken - um dos mais brilhantes estrategistas políticos que tínhamos aqui no Brasil -, ganhou um caso judicial contra denúncias da "Veja".

Eis um trecho da sentença que deu a vitória judicial a Gushiken, depois dele ter morrido em meio às nuvens da acusação moral sem provas: A Veja dá a entender que não eram fantasiosas as contas no exterior. E não oferece um único indício digno de confiança. Infere, da identidade dos acusadores e dos interesses em jogo, a verdade do conteúdo do documento. A falácia é de doer na retina.

Relembrar o caso é voltar os olhos para trás e ver, em perspectiva, certas trajetórias discursivas de parte do que deveria a "direita esclarecida" do Brasil. De "esclarecida", nada há.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monopólio... Monopólio de vidas artificiais...

Eis três bons materiais para assistir com calma. Depois, pensar e, quiçá, agir. 1) O mundo segundo a Monsanto.   Noventa por cento da vida transgênica pertence à Monsanto, inclusive boa parte de nossa soja.... Soja ajuda a destruir o Cerrado e a Floresta Amazônica:  http://www.youtube.com/watch?v=gE_yIfkR88M 2)   A luta contra os agrotóxicos e transgênicos: impactos e perspectivas:   http://www.youtube.com/watch?v=gz9hfTagO7M 3) Resistência ao Transgênico, no Paraná :  http://www.mst.org.br/node/15676 4)  É possível pensar em mudança paradigmática na economia ?  :    http://www.youtube.com/watch?v=hGxG5DZjJfs

LIBERDADE ECONÔMICA E O BRASIL – UM DEBATE NECESSÁRIO

LIBERDADE ECONÔMICA E O BRASIL – UM DEBATE NECESSÁRIO Contexto                                  A segunda década do século XXI está terminando. Felizmente a crise crônica da Nova República está obrigando parte de nossa sociedade retomar questões da Reforma Protestante e do Iluminismo. De forma difusa, descentralizada, com intensidades e profundidades diversas, questões sobre o indivíduo, o coletivo, a liberdade, a violência estatal, limites para a ação estatal, a imoralidade do enriquecer (ser economicamente bem sucedido) entre tantas outras questões fundamentais sobre o mal estar na civilização estão voltando ao centro das formulações. Antes tarde do que nunca.                 Infelizmente para milhões de pessoas que estão na base e no meio da pirâmide sócio-econômica este momen...