Pular para o conteúdo principal

Nascimento de um território

Território é uma construção social.

Um certo escritor barbudo alemão, de origem judaica, escrevera certa vez que só há território de caça porque há caçadores que agem em determinada porção do espaço. 

Território não é um monopólio estatal, mas o espaço onde um sem-número de indivídos e organizações exercem diversas formas de poder, mirando objetivos diversos.

Território é o espaço que é utilizado por indivíduos e organizações, em perpétua construção por uns e desconstrução por outros. 

Melhor, talvez, fosse falar de territórios, nunca de território !

Território como a resultante de uma função que agrega espaço, ações, poderes, objetivos, recursos, entre outras variáveis.

Abaixo, um pequeno e muito importante exemplo de produção territorial em curso.






Este cartograma é uma representação estática de ações que ocorreram e estão ocorrendo neste exato momento: a gestação de um território para uma organização estatal.

Os territórios nacionais relativamente fixos, com lenta mobilidade, estão sendo transformados pela ação financeira, militar e ideológica do Estado Islâmico. 

É possível reparar que as linhas cheias pintadas de preto tornam-se figuras quase que fechadas. Um cerco em ação. Toda área de cerco é uma potencial fronteira.

Na extrema esquerda da figura, está Israel e a Palestina. Não se se sabe de ações do ISIS nestes territórios, o que não significa que não tenha havido ou que não haverão.

Talvez o início do fim do ISIS, enquanto um estado articulado sem território comece a entrar em colapso, seja uma união sólida entre Isral e Palestina (Hamas e outros grupos).

Uma coisa é certa no entanto, aquele pedaço do planeta terra está vivendo um novo processo de territorialização. Intenso processo.



Fonte da imagem: http://www.vox.com/2015/1/20/7861999/obama-isis-sotu




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AIKIDO, algumas palavras sobre (parte 1 de 2... por enquanto)

Sensei. Não significa exatamente professor, mas aquele que viveu o que você está vivendo, passou pelo que você já passou, que nasceu antes.      Após esses anos de estudo, ouso a refletir um pouco sobre Aikido. Reflexões essas que compartilho com meus amigos de estudo, minha esposa e meus filhos. Compartilho-as com vocês agora, de uma forma não muito sistemática, quase que aforística.         São pensamentos inconclusos, ainda estou estudando, sentindo. Reflexão 1         Aikido é uma arte marcial. Isso significa duas coisas basicamente: é arte, em sendo arte, tem que ser sentido como belo. A estética dos movimentos importa; por outro lado, a estética não é um fim em sim mesmo, ela só tem sentido, se complementar a marcialidade, a anulação do movimento agressivo inicial. Shikanai Sensei sempre fala que no treino de Aikido, o movimento feito entre os parceiros tem que "encaixar"....

KARAMBIT - faca garra de tigre

Arnis Kali, Eskrima ou FMA possui uma concepção do ensino de técnicas de combate (auto-defesa) que se difere de parte significativa do que denominamos Artes Marciais. Parte-se da premissa de que um combate inicia-se armado, não desarmado. Numa distância relativamente longa. Pensando-se em termos de pré-pólvora, teríamos uma sequencia lógica de combate, que pode ser pensado em termos de infantaria: arco-e-flecha (ou besta); lança; espada; facas; mãos nuas, por fim. As técnicas de mãos nuas (agarramentos, torções, estrangulamentos e projeções) seria o último recurso entre oponentes que tentam resolver seus conflitos de forma violenta e armada. Não se iniciaria com chutes e socos, muito menos com agarramentos, mas, sim tentando acabar com o conflito de forma rápida e preservando-se ao máximo a própria integridade física. Num combate atual, teríamos a distância máxima sendo conseguida por meio dos mísseis, aviões, helicópteros, fuzis, metralhadoras, revólveres, só a partir daí, a...

Monopólio... Monopólio de vidas artificiais...

Eis três bons materiais para assistir com calma. Depois, pensar e, quiçá, agir. 1) O mundo segundo a Monsanto.   Noventa por cento da vida transgênica pertence à Monsanto, inclusive boa parte de nossa soja.... Soja ajuda a destruir o Cerrado e a Floresta Amazônica:  http://www.youtube.com/watch?v=gE_yIfkR88M 2)   A luta contra os agrotóxicos e transgênicos: impactos e perspectivas:   http://www.youtube.com/watch?v=gz9hfTagO7M 3) Resistência ao Transgênico, no Paraná :  http://www.mst.org.br/node/15676 4)  É possível pensar em mudança paradigmática na economia ?  :    http://www.youtube.com/watch?v=hGxG5DZjJfs