Pular para o conteúdo principal

Éramos tão jovens.... mais rápido !

Estava me preparando, há pouco, para passar meu DoGi, para ir treinar um pouco neste sábado. Pensei: vou aproveitar e ver algum vídeo.

Acessei o youtube e acabei encontrando algo inexperado, algo que fez-me voltar a meados dos anos 1980.

No início daquela década até mais ou menos 1986, estava eu ouvindo muito aquilo que se chamou de "heavy metal". Ouvia muito Iron Maiden, AC/DC, Rush e outras coisas, como Mercyful Fate.

Retrospectivamente, AC/DC, Iron Maiden, Saxon, Rush e outros, introduziram novas temáticas e formas ao velho e bom R&B. Uma forma que os garotos brancos encontraram para fazer o que os velhos negros norte-americanos haviam inventado.

No entanto, lá por 1983/4, estava surgindo algo um pouco diferente. Na Europa surgiu um grupo chamado HellHammer. HellHammer fez uma demotape que circulou o mundo e ajudou a mudar muita coisa. Músicas (se é que se pode chamar aquilo de música) como Massacra e Triumph of death ajudaram a sepultar o R&B na cena dos "metaleiros".

Outros grupos usando guitarra, baixo e bateria combinaram a agressividade da variação hardcore do Punk, com a velocidade e temáticas envolvendo violência e religião.

Lembro-me que no local que nos encontrávamos para ouvir Heavy Metal, o "Caverna 2", em Botafogo, ao lado do Canecão, começou a nascer uma divisão: os que gostavam de heavy metal e outros que gostavam da variante rápida e de som mais sujo e pesado.

De Iron Maiden, Rush, as pessoas passaram a ouvir Exodus, Slayer, Venon, Celtic Frost, D.R.I., Exploited e Napalm Death.

Essa lembrança veio a tona em função do vídeo que vi ao passar meu DoGi: THE ULTIMATE REVENGE.

Esse vídeo é o registro de um show que reunião Venom, Slayer e Exodus em 1985. Eu estava no segundo ano do segundo grau: rosto cheio de espinhas, começando a pensar nos meus 18 anos e no que fazer.

No vídeo, Tom Araya (baixo e vocal do Slayer) parece um menino, assim como os demais. Éramos todos muito jovens, realmente.
 
Vejam com seus próprios olhos: http://www.youtube.com/watch?v=sV74vOnEMPk

Muito legal, apesar da qualidade do áudio e vídeo, feito em VHS, é claro.

Para quem, hoje, gosta de "porta dos fundos", aquele símbolo que o grupo teatral usa, é o mesmo do D.R.I.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monopólio... Monopólio de vidas artificiais...

Eis três bons materiais para assistir com calma. Depois, pensar e, quiçá, agir. 1) O mundo segundo a Monsanto.   Noventa por cento da vida transgênica pertence à Monsanto, inclusive boa parte de nossa soja.... Soja ajuda a destruir o Cerrado e a Floresta Amazônica:  http://www.youtube.com/watch?v=gE_yIfkR88M 2)   A luta contra os agrotóxicos e transgênicos: impactos e perspectivas:   http://www.youtube.com/watch?v=gz9hfTagO7M 3) Resistência ao Transgênico, no Paraná :  http://www.mst.org.br/node/15676 4)  É possível pensar em mudança paradigmática na economia ?  :    http://www.youtube.com/watch?v=hGxG5DZjJfs

LIBERDADE ECONÔMICA E O BRASIL – UM DEBATE NECESSÁRIO

LIBERDADE ECONÔMICA E O BRASIL – UM DEBATE NECESSÁRIO Contexto                                  A segunda década do século XXI está terminando. Felizmente a crise crônica da Nova República está obrigando parte de nossa sociedade retomar questões da Reforma Protestante e do Iluminismo. De forma difusa, descentralizada, com intensidades e profundidades diversas, questões sobre o indivíduo, o coletivo, a liberdade, a violência estatal, limites para a ação estatal, a imoralidade do enriquecer (ser economicamente bem sucedido) entre tantas outras questões fundamentais sobre o mal estar na civilização estão voltando ao centro das formulações. Antes tarde do que nunca.                 Infelizmente para milhões de pessoas que estão na base e no meio da pirâmide sócio-econômica este momen...