Desde 2009 o Ministério da Fazenda brasileiro, publica uma séria chamada "Economia brasileira em perspectiva".
A última publicação refere-se ao ano de 2013 e está disponível em http://www.fazenda.gov.br/divulgacao/publicacoes/economia-brasileira-em-perspectiva/economia_brasileira_em_perspectiva_pt_ed18_mar2013.pdf .
Este é um material de análise de conjuntura, com alguns aspectos retrospectivos e prospectivos.
Em minha opinião é uma das melhores publicações feitas pela União, pois permite uma visão abrangente dos principais temas relacionados à área de negócio da Fazenda brasileira.
Esse é um tipo de iniciativa que deveria ser replicada em outras grandes organizações da administração pública, como o Ministério da Saúde, Educação, defesa, entre outras.
Uma forma inteligente e ágil de apresentar para a sociedade quais são as principais perspectivas com que cada setor da administração pública estão trabalhando para utilizar os recursos que são pagos por cada brasileiro ao comprar qualquer coisa com nota fiscal ou receber alguma remuneração formal.
Anualmente ou bianualmente poderíamos ter algo como "A saúde brasileira em perspectiva", ou "A educação brasileira em perspectiva", "A previdência brasileira em perspectiva", entre outros temas.
Pessoas e dados para fazer um trabalho desta natureza há, por exemplo, os analistas de políticas sociais, alguns membros do cargo de EPPGG, analistas do IPEA e do IBGE, etc.
Esta seria uma boa forma de permitir à socieade conhecer o que a tecnocracia brasileira pensa ser o seu negocio, apresentando o que, em parte, é utilizado como parâmetro para tomar decisões que envolvem o esforço de trabalho individual não apropriado pelos indivíduos, mas, sim, como renda do Estado.
Comentários
Postar um comentário