Pular para o conteúdo principal

REFLEXÕES BASEADAS NA MOBILIZAÇÃO DOS CAMINHONEIROS - MAIO 2018

Maio de 2018. Brasil. A economia política em curso há décadas vê-se em um impasse produzido pela paralização do componente “circulação”. A economia real vive duas semanas com os estoques existentes nas empresas e nas famílias.




A mobilização de Maio de 2018 no Brasil permite um sem número de reflexões, pois atingiu o núcleo da Nova República, este pacto entre a Oligarquias, populistas de todos os matizes, tecnocratas estatistas, parte da elite universitária e todo sistema político que vive e sobrevive de gastar os recursos privados (individuais ou organizacionais) expropiados pelo Estado, pelo governo.


As posições aqui explicitadas são resultante destes meus 50 anos de vida e são de minha inteira responsabilidade. Provavelmente não haverá nenhuma novidade, afora o fato dos elementos analíticos estarem totalmente inseridos num contexto de mal estar social que está aumentando e amadurecendo, estando muito mais perceptível, pois mais intenso, desde a época do "Padrão Fifa".

Até fins de Junho pretendo abordar três temas ou emblocamentos de problemas:

a) monopólio estatal do Petrobrás, o fetiche do subsolo, disseminação das pobrezas e concentração das riquezas ;

b) a carga tributária, o Estado/governo como mal necessário, mas um mal a ser contido racional e democraticamente;

c) o pacto político pré-1989 (pré implosão da guerra fria), pré sociedade da informação, ou, a encruzilhada que a "Nova República" levou a sociedade brasileira.

São temas densos, poderiam ser bons livros ou similar, mas aqui serão tratados de modo sintético em estilo crônica inferencial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AIKIDO, algumas palavras sobre (parte 1 de 2... por enquanto)

Sensei. Não significa exatamente professor, mas aquele que viveu o que você está vivendo, passou pelo que você já passou, que nasceu antes.      Após esses anos de estudo, ouso a refletir um pouco sobre Aikido. Reflexões essas que compartilho com meus amigos de estudo, minha esposa e meus filhos. Compartilho-as com vocês agora, de uma forma não muito sistemática, quase que aforística.         São pensamentos inconclusos, ainda estou estudando, sentindo. Reflexão 1         Aikido é uma arte marcial. Isso significa duas coisas basicamente: é arte, em sendo arte, tem que ser sentido como belo. A estética dos movimentos importa; por outro lado, a estética não é um fim em sim mesmo, ela só tem sentido, se complementar a marcialidade, a anulação do movimento agressivo inicial. Shikanai Sensei sempre fala que no treino de Aikido, o movimento feito entre os parceiros tem que "encaixar"....

KARAMBIT - faca garra de tigre

Arnis Kali, Eskrima ou FMA possui uma concepção do ensino de técnicas de combate (auto-defesa) que se difere de parte significativa do que denominamos Artes Marciais. Parte-se da premissa de que um combate inicia-se armado, não desarmado. Numa distância relativamente longa. Pensando-se em termos de pré-pólvora, teríamos uma sequencia lógica de combate, que pode ser pensado em termos de infantaria: arco-e-flecha (ou besta); lança; espada; facas; mãos nuas, por fim. As técnicas de mãos nuas (agarramentos, torções, estrangulamentos e projeções) seria o último recurso entre oponentes que tentam resolver seus conflitos de forma violenta e armada. Não se iniciaria com chutes e socos, muito menos com agarramentos, mas, sim tentando acabar com o conflito de forma rápida e preservando-se ao máximo a própria integridade física. Num combate atual, teríamos a distância máxima sendo conseguida por meio dos mísseis, aviões, helicópteros, fuzis, metralhadoras, revólveres, só a partir daí, a...

Monopólio... Monopólio de vidas artificiais...

Eis três bons materiais para assistir com calma. Depois, pensar e, quiçá, agir. 1) O mundo segundo a Monsanto.   Noventa por cento da vida transgênica pertence à Monsanto, inclusive boa parte de nossa soja.... Soja ajuda a destruir o Cerrado e a Floresta Amazônica:  http://www.youtube.com/watch?v=gE_yIfkR88M 2)   A luta contra os agrotóxicos e transgênicos: impactos e perspectivas:   http://www.youtube.com/watch?v=gz9hfTagO7M 3) Resistência ao Transgênico, no Paraná :  http://www.mst.org.br/node/15676 4)  É possível pensar em mudança paradigmática na economia ?  :    http://www.youtube.com/watch?v=hGxG5DZjJfs