Pular para o conteúdo principal

A copa do mundo e o "sofrimento" do povo brasileiro

Espero que a realização deste torneio futebolístico tenha contribuído positivamente para a superação da síndrome do "brasileiro sofredor", sofrimento este que só tem possibilidade de superação no campeonato mundial de futebol organizado pela CBF, que é realizado mediante um contrato com um país interessado em usar o evento como desculpa para fazer o que as regras impedem fazer em tempos "comuns".

Não vivemos em Bruxelas ou em Luxemburgo, mas estamos, hoje, bem longe de sermos aquele povo sofredor descrito por um atleta profissional chorando mediante uma simples derrota dele mesmo e de seu grupo. Já passamos dessa fase. Esta página do livro, apesar das desigualdades, está virada.


Se vemos Iraque, Palestina, República centro-africana, só para citar alguns.
Espero que os turistas ao menos, tenham percebido que este "sofrimento" é mais uma visão de um determinado grupo (possivelmente o mesmo que se apropria da maior parte da renda nacional), do que um fato da vida quotidiana.


A tese do "sofrimento do brasileiro" deve ser o outro lado da moeda da tese "brasil, país do futuro". Somos o país do presente, do presente enquanto um momento no fluxo entre o ontem e o amanhã: alguém reparou que os líderes políticos de dois dos maiores e mais importantes países do mundo estavam sentadinhos no Maracanã, sem alardes ?  Entre eles o líder do grande Urso, que está despertando depois de breve sonolência.

As Olimpíadas virão em breve. Mais uma vez estaremos no foco do olhar de milhões de pessoas comuns do planeta terra. E eles poderão reafirmar que a tese sobre o futuro e o sofrimento, são páginas viradas de um livro que ainda está sendo escrito, conforme nosso estilo de ser: cordial, cortês, que faz a corte.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AIKIDO, algumas palavras sobre (parte 1 de 2... por enquanto)

Sensei. Não significa exatamente professor, mas aquele que viveu o que você está vivendo, passou pelo que você já passou, que nasceu antes.      Após esses anos de estudo, ouso a refletir um pouco sobre Aikido. Reflexões essas que compartilho com meus amigos de estudo, minha esposa e meus filhos. Compartilho-as com vocês agora, de uma forma não muito sistemática, quase que aforística.         São pensamentos inconclusos, ainda estou estudando, sentindo. Reflexão 1         Aikido é uma arte marcial. Isso significa duas coisas basicamente: é arte, em sendo arte, tem que ser sentido como belo. A estética dos movimentos importa; por outro lado, a estética não é um fim em sim mesmo, ela só tem sentido, se complementar a marcialidade, a anulação do movimento agressivo inicial. Shikanai Sensei sempre fala que no treino de Aikido, o movimento feito entre os parceiros tem que "encaixar"....

KARAMBIT - faca garra de tigre

Arnis Kali, Eskrima ou FMA possui uma concepção do ensino de técnicas de combate (auto-defesa) que se difere de parte significativa do que denominamos Artes Marciais. Parte-se da premissa de que um combate inicia-se armado, não desarmado. Numa distância relativamente longa. Pensando-se em termos de pré-pólvora, teríamos uma sequencia lógica de combate, que pode ser pensado em termos de infantaria: arco-e-flecha (ou besta); lança; espada; facas; mãos nuas, por fim. As técnicas de mãos nuas (agarramentos, torções, estrangulamentos e projeções) seria o último recurso entre oponentes que tentam resolver seus conflitos de forma violenta e armada. Não se iniciaria com chutes e socos, muito menos com agarramentos, mas, sim tentando acabar com o conflito de forma rápida e preservando-se ao máximo a própria integridade física. Num combate atual, teríamos a distância máxima sendo conseguida por meio dos mísseis, aviões, helicópteros, fuzis, metralhadoras, revólveres, só a partir daí, a...

Monopólio... Monopólio de vidas artificiais...

Eis três bons materiais para assistir com calma. Depois, pensar e, quiçá, agir. 1) O mundo segundo a Monsanto.   Noventa por cento da vida transgênica pertence à Monsanto, inclusive boa parte de nossa soja.... Soja ajuda a destruir o Cerrado e a Floresta Amazônica:  http://www.youtube.com/watch?v=gE_yIfkR88M 2)   A luta contra os agrotóxicos e transgênicos: impactos e perspectivas:   http://www.youtube.com/watch?v=gz9hfTagO7M 3) Resistência ao Transgênico, no Paraná :  http://www.mst.org.br/node/15676 4)  É possível pensar em mudança paradigmática na economia ?  :    http://www.youtube.com/watch?v=hGxG5DZjJfs