Em função de minha biografia adoro filosofia: tive ótimos professores no ensino primário e médio, além de minha mãe e meu pai (semi analfabetos) fazerem um grande esforço para que estudasse e lesse e aprendesse.
Há alguns encontros, alguns debates que se tornam públicos que são muito, muito importantes.
Um desses debates foi realizado entre Piaget e Chomsky, sobre a mente, aprendizado, linguagem, etc. Debate esse que foi traduzido em Portugal, pela Edições 70 com o título "Teorias da linguagem. Teorias da aprendizagem."
Não sei porquê, mas o mercado editorial brasileiro - incluindo as Universidades -, nunca se interessou em traduzir e publicar o texto entre nós. No livro português, todo o debate foi publicado. E o debate não contou apenas com Piaget e Chomsky, dele participaram diversos especialistas, inclusive Hilary Putnam.
Bom, um dia desses descobri que um grupo Anarquista Alemão chamado "Anarchist Group Nijmegen" facilitou a disponibilização de um vídeo contendo um debate entre Foucault e Chomsky sobre a "Natureza humana", com legendas em português.
Pensar e conversar sobre temas como esses, em época de indicadores, de monitorar, entre outras práticas de gerenciamento de operações é algo meio que fora de moda, eu sei.
No entanto, acredito que, exatamente por isso, esse tipo de temática é mais importante que nunca e continuo gostando, apesar da maré.
Eis o debate Chomsky/Foucault sobre a natureza humana, realizado para a TV alemã em 1971: http://www.youtube.com/watch?v=3wfNl2L0Gf8
Reparem, é um debate de TV, não é algo densidade do famoso debate público entre Chomsky e Piaget. Mesmo assim, vale mais do que a pena ver.
Foucault (1926-1984)
Chomsky (1928 - )
Comentários
Postar um comentário